Sobre Mães, Filhos e Chocolate

Por EULER BRANDÃO https://marcaganhajogo.com.br/quem-sou-2/ 
22/07/20 18:15

Os benefícios do incentivo dos pais às pequenas conquistas cotidianas das crianças são amplamente abordadas na Psicologia e na Pedagogia, ressaltando sua importância para o crescimento psíquico e da autoestima dos pequenos. Mas os pais também crescem com essas conquistas de seus filhos. Esta relação entre pais e filhos foi o tema da campanha do achocolatado GENEO, criada pela Agência PRO (http://www.agenciapro.com.br).

Em pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, liderada pela psiquiatra Loan Luby, ficou comprovado que o hipocampo cresce duas vezes mais rápido, em crianças menores de 6 anos, cujas mães demonstram afeto e apoio emocional, se comparadas às crianças filhas de mães mais distantes e frias. O hipocampo é uma região do cérebro muito importante para o sistema límbico, que regula a motivação, as emoções, o aprendizado, e a codificação e consolidação da memória. Enfim, a pesquisa comprova cientificamente a importância do amor de mãe na formação e desenvolvimento cerebral nos filhos.

Mas desconheço alguma pesquisa científica que explore o inverso: qual o efeito destas pequenas conquistas cotidianas dos filhos na saúde psicológica dos pais? Há comprovações de que o corpo, e também o cérebro femininos, sofrem transformações significativas na gravidez. Claro. Mas e na saúde psíquica? Bem, dá pra perceber, sem nenhum estudo científico, que o orgulho que os pais sentem ao constatarem as pequenas conquistas de seus filhos, que ocorrem cotidianamente, lhes faz muito bem!

E é justamente esse tema que a campanha criada pela Agência PRO para o achocolatado GENEO aborda: “Você cresce com seu filho”. Fabricado pela Santa Amália, empresa de origem mineira fundada há mais de 60 anos, o achocolatado Geneo foi desenvolvido com uma formulação que o difere de outros produtos no segmento.

O desafio criativo da campanha era o de apresentar esta diferenciação que o produto possui (um atributo concreto, portanto), porém de uma forma sensível e que mostrasse o quão importante também é o afeto e o amor dos pais na formação das crianças. Ao mesmo tempo, o produto precisaria ter uma comunicação também divertida, para que atraísse a atenção e o apreço das crianças.

A estratégia escolhida foi buscar o posicionamento da Marca que estimula as conexões entre mães e filhos, ressaltando que o cuidado delas é transformado na inteligência deles. Mas uma inteligência ressignificada, que não é medida pelo Q.I., mas sim pelo esforço e conquistas da criança. 

O primeiro passo, que começou a responder ao desafio, foi a criação do personagem “Geninho”, que ganhou vida nas embalagens do produto, nas peças de pdv, e também nas redes sociais da Marca. Dotado de uma personalidade cativante, ativa, curiosa e desbravadora, o Geninho é um mascote que instiga e convida ao diálogo os pais, e também as crianças.

Com o personagem, a Marca GENEO conseguiu projetar-se de forma construtiva em diversos projetos de cunho educacional em plataformas digitais, em parceira com canais com esse propósito. Assim, com o ensino ocorrendo através de atividades lúdicas e divertidas, a Marca se inseriu de forma efetiva no desenvolvimento das crianças, e especialmente em tempos de isolamento social foram bastante providenciais e muito bem aceitas pelo público. 

Já na campanha de apresentação do produto ao mercado, a opção foi a de valorizar essas pequenas conquistas cotidianas das crianças: elas podem parecer pouco significativas, mas um olhar mais atento observa que elas são fruto de muito esforço, e de uma atitude que denota um desenvolvimento intelectual. E a campanha não poderia deixar de lado, claro, como os pais se orgulham de ver o amadurecimento de seus filhos dia a dia. Esse orgulho de ver as pequenas conquistas do filho, que vem junto com aquela dorzinha de o estar perdendo para o mundo… é filho e mãe evoluindo, crescendo juntos.

Crescer junto é ver sua filha escrevendo seu nome pela primeira vez, e você não ter palavras para descrever o momento. É ver a primeira cartinha dele para a namorada da escola, e você sentir um frio na barriga por isso. É vê-la entrando na escolinha sem olhar para trás, nem chorar, e quem está em lágrimas é você. É vê-la descobrindo porque o céu é azul perguntando pro Google, e você se perguntando como ela sabe fazer isso.

Para saber mais:

https://www.bbc.com/portuguese/geral/2016/04/160427_cerebro_amordemae_mdb_if

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/04/amor-de-mae-faz-cerebro-do-filho-se-desenvolver-mais-diz-pesquisa.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hipocampo

https://www.news-medical.net/health/Hippocampus-Functions-(Portuguese).aspx

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments