A campanha que marcou o recorde de vendas num único dia: atendi a conta da Ricardo Eletro através da PRO (http://www.agenciapro.com.br), agência que fundei, por 11 anos. Neste período, a RE saiu da posição de uma rede regional para figurar entre as três maiores empresas do setor varejista de eletrodomésticos do País. Tenho muitas histórias para contar, mas aqui vou relatar uma das campanhas mais divertidas de criar, e que gerou resultados espetaculares para o cliente: a Black Friday Ricardo Eletro de 2013. Continue lendo
Arquivo do blog
Porque a propaganda funciona
Galeria
Qualquer estratégia de marketing bem sucedida certamente conta com uma comunicação de Marca bem feita. E a propaganda cumpre um papel central nessa estratégia. Muito se vem questionando recentemente sobre a eficácia da propaganda, em especial colocando-se em xeque a mídia de massa. Mas independentemente do meio, a propaganda segue como fator-chave para o sucesso das Marcas. Continue lendo
O efeito Zelig das Marcas – Vamos falar de cerveja?
Galeria

Esta galeria contém 1 foto.
O cinema tem muito a ver com as Marcas. Afinal, em sua comunicação, as Marcas utilizam-se do conceito de storytelling, e assim o cinema torna-se uma grande fonte de inspiração. Campanhas publicitárias que conseguem explorar de maneira criativa esta técnica são aquelas que costumam encantar e persuadir com mais eficácia sua audiência. As Marcas de cerveja sabem muito bem disso. Continue lendo
A FDC e os novos desafios na educação executiva
Galeria
A FDC – Fundação Dom Cabral figura entre as melhores escolas de negócios do mundo, sendo a melhor da América Latina, segundo ranking do jornal britânico Financial Times. Apesar de atraente, os desafios deste mercado são enormes. Continue lendo
A Estética do Marketing: Starbucks e Identidade de Marca
Galeria

Esta galeria contém 5 fotos.
A estética no Marketing é um campo de estudos relativamente novo, e a Starbucks a levou ao estado-da-arte. Continue lendo
Minha vida em Cases (Parte 1) – Mar A Mar Mergulho
Galeria

Esta galeria contém 7 fotos.
Um dos projetos mais agradáveis (e frutíferos) que tive a oportunidade de conduzir foi sem dúvida o reposicionamento de Marca da Mar A Mar Mergulho (https://maramar.com.br). Neste trabalho, as bases foram o Marketing Estético (tema que explorarei em posts futuros) e, principalmente, o Marketing de Experiência. Continue lendo
O consumidor é previsivelmente… irracional
Galeria
Temos a impressão de que grande parte de nossas ações (se não a totalidade) são decorrentes de uma análise fria e racional das situações, e que pesamos os prós e contras de cada alternativa antes de definirmos nossa conduta… só que não! Para nossa surpresa, e apesar disso nos incomodar profundamente, agimos muito mais do que gostaríamos de forma irracional. Continue lendo
A publicidade das Marcas e a pandemia
Galeria

Esta galeria contém 1 foto.
Estamos vivendo tempos muito desafiadores em todo o mundo. Talvez, na história da humanidade, nunca todos estivemos envolvidos na luta contra um inimigo comum: a pandemia da COVID-19. Ela tem alterado profundamente os hábitos e comportamentos de uma parcela significativa da população mundial, e também a publicidade das Marcas Continue lendo
Diferenciação: o que é, e porque as Marcas devem busca-la
Galeria
A diferenciação é abordada em teorias tanto da Administração Estratégica quanto do Marketing, porém em escopos distintos. No primeiro, está normalmente relacionada à conquista de posições competitivas favoráveis no setor; no segundo, à diferenciação de produto e/ou imagem. Esse limite, no entanto, nem sempre é perfeitamente claro e há certa imprecisão no uso deste termo. Continue lendo